RECONHEÇA OS SINAIS DA SÍNDROME DE BURNOUT

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout, conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicólogo Herbert J. Freudenberger, após constatá-la em si mesmo no início da década de 70 e hoje está incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa síndrome está classificada na CID-10 Z73, na categoria que se refere aos problemas relacionados com a organização de seu modo de vida, porém, recentemente sofreu alteração e o registro na nova CID aponta que o esgotamento se refere especificamente a fenômenos relativos ao contexto profissional e não deve ser utilizado para descrever experiências em outros âmbitos da vida.

Traduzindo do inglês, “burn” quer dizer queima e “out” exterior, a Síndrome de Burnout se refere a exaustão prolongada e a diminuição do interesse em trabalhar como resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e / ou estressantes.

A principal causa da doença é justamente o excesso de estresse no trabalho.

 

Quais sãos os sintomas da Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimento emocional e problemas físicas como cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. Anote aí outros sintomas que podem indicar essa doença:

  • Cansaço excessivo, físico e emocional.
  • Dor de cabeça frequente.
  • Alterações no apetite.
  • Alteração nos batimentos cardíacos.
  • Problemas gastrointestinais.
  • Dificuldades de concentração.
  • Dores musculares.
  • Sentimentos de fracasso e insegurança.
  • Sentimentos de incompetência.
  • Postura negativa diante da vida.
  • Alterações repentinas de humor.
  • Isolamento.
  • Fadiga.

 

Como tratar a Síndrome de Burnout?

O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com terapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e / ou ansiolíticos). O tratamento normalmente surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso.

Porém, lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho, então confira 5 dicas para evitar que a Síndrome de Burnout atrapalhe seu plano de uma vida mais saudável:

  1. Faça atividades físicas regulares
  2. Defina seus objetivos a curto, médio e a longo prazo
  3. Procure realizar atividades que liberem os hormônios da felicidade
  4. Tenha períodos de tempo para reduzir o uso de tecnologia
  5. Converse sobre o que está causando angústia ou sofrimento.

 

E agora?

Se você sente a necessidade de abrir espaço na sua vida para promover mudanças, temos um caminho onde você pode começar, mas caso diga que agora não é o seu momento, quando será?

 

Fabiano dos Santos é psicanalista integrativo, agente de transformação social e empreendedor. Sua especialidade é ajudar pessoas sobre como identificar e tratar conflitos internos (neuroses) para uma vida melhor com mais clareza, leveza e satisfação. Por isso criou o Programa Abrir Caminhos, uma jornada de benefícios essenciais para quem quer sair do piloto automático, tomar decisões e sentir o prazer de ver as mudanças acontecendo no seu dia a dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quatro − quatro =

Menu